Governo da Bahia assina novos convênios para construção de cisternas no semiárido

29/06/2010

Mais 94 mil pessoas em 110 municípios localizados no semiárido baiano terão acesso à água com a assinatura de dez novos convênios do Projeto Água e Cidadania - Programa Água Para Todos. A assinatura dos convênios aconteceu no dia 28 de junho, em Salvador, e de acordo com Naidison Baptista, secretário executivo do MOC, vai permitir dar continuidade às ações de convivência com o semiárido.  

Leia mais

MOC recebe visita do ICEP

18/06/2010

De 14 a 18 de junho a professora da Universidade Federal da Paraíba Maria do Socorro Silva, a convite do Instituto de Cooperação e Pesquisa da Áustria (ICEP) esteve em visita ao Movimento de Organização Comunitária para conhecer as experiências desenvolvidas pelo Projeto Conhecer, Analisar e Transformar (CAT) e Baú de Leitura. Juntamente com a professora, gestores públicos, coordenadores do CAT e Baú de Leitura e professores, pais e alunos foi construída a avaliação.

Leia mais

Aprendendo a Conviver com Semiárido

15/06/2010

Com o objetivo de ajudar famílias de comunidades rurais a desenvolverem as suas propriedades, gerenciar a água de barreiros, trincheiras e cisternas de enxurrada, bem como trabalhar a preservação ambiental e o tratamento do bioma da caatinga, o Movimento de Organização Comunitária (MOC) em parceria com o Instituto de Gestão das águas e Clima (INGÁ) realiza nos dias e 21 e 22  de junho no município de Ichu o Curso de Convivência com o Semiárido.

Leia mais

Famílias do P1+2 trocam experiências em intercâmbio

11/06/2010

Agricultores e agricultoras familiares que fazem parte do Programa Uma Terra e Duas (P1+2), da APAEB de Serrinha, participaram de Intercâmbio interestadual no município de Afogados da Ingazeira, PE. A atividade aconteceu entre os dias 07 e 10 de junho, e contou com a presença de 30 representantes das famílias beneficiadas pelo programa dos municípios de Baixa Grande, Várzea da Roça, Macajuba e Boa Vista do Tupim.

Leia mais

Projeto Comunicação pelos Direitos transforma a vida de jovens no semiárido

04/06/2010

O território do Sisal, ao longo dos anos, ficou conhecido pela mobilização dos movimentos sociais em torno da comunicação. Foi neste território que o PETI, apoiado pelo movimento de radiodifusão comunitária, ganhou força e contribuiu para mudar a vida de milhares de crianças e adolescentes, como a do Jovem Bruno de Jesus Santiago e Laudécio Silva, moradores da comunidade de Lagoa Grande, no município de Retirolândia e que hoje são jovens comunicadores do projeto Comunicação pelos Direitos na Região Sisaleira.

Leia mais