Oficina de Sementes provoca debate sobre a importância da segurança da semente

31/08/2009

Entidades se reuniram durante os dias 27 e 28 de agosto para discutir sobre a importância do armazenamento de sementes, na Oficina de Sementes Crioulas, no Auditório da APAEB, em Serrinha. As sementes crioulas, também conhecidas como sementes da paixão, ou da terra, garantem ao agricultor a segurança de conhecer a semente que está plantando, e a qualidade da safra que vai colher. 

Leia mais

1.320 famílias serão beneficiadas com cisternas em Feira e região

28/08/2009

O Movimento de Organização Comunitária (MOC) e o Instituto de Desenvolvimento Colônia Esperança, realizam no dia 28 de agosto no Sindicato dos Trabalhadores Rurais em Feira de Santana, o Encontro para planejar a construção de cisternas de consumo humano,que irão beneficiar 1.320 famílias de Feira de Santana, Santa Bárbara, Água Fria, Ipecaetá, Anguera e Tanquinho.

Leia mais

Articulação defende um Projeto Popular de Revitalização do São Francisco

27/08/2009

Mais de 100 delegados representando 43 organizações e movimentos sociais de toda a Bacia do São Francisco encerraram, no dia 23 de agosto, a participação no II Encontro Popular do Rio São Francisco, mantendo como prioridade de ações para os próximos dois anos da Articulação Popular pela Revitalização do São Francisco, a defesa de um projeto Popular de Revitalização do “Velho Chico”. A proposta surgiu em meio às constatações de que os grandes empreendimentos econômicos que degradam o rio têm avançado e que o programa de revitalização proposto pelo governo pouco fez para a real recuperação do São Francisco. 

Leia mais

MOC lança relatório anual

26/08/2009

Com o tema “Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio nas ações do MOC”, o Relatório Anual 2008 mostra como e em que medida a instituição, nas suas ações estratégicas e programas, contribui para tornar os Objetivos uma realidade, resultando em uma melhor qualidade de vida para as pessoas do semiárido. 

Leia mais

Segurança alimentar e alimentação escolar são temas de encontro

21/08/2009

Foi realizado nos dias 17 e 18 de agosto na Pousada Central em Feira de Santana, o Encontro sobre Políticas Públicas de Segurança Alimentar com Conselhos Municipais de Alimentação Escolar. O evento contou com a participação de integrantes de empreendimentos econômicos solidários, nutricionistas e discutiu sobre alimentação de qualidade e a lei, que prevê a aquisição de produtos da agricultura familiar na alimentação escolar.

Leia mais

Agricultores trocam experiências

14/08/2009

No dia 13 de agosto, um grupo de cerca de 20 pessoas, entre agricultores, técnicos agrícolas e jovens, esteve presente na comunidade rural de Barreiros para conhecer as experiências agroecológicas e de convivência como semiárido nas propriedades dos agricultores Eduardo Emídio e Erisvaldo Carneiro. O evento foi uma realização da Rede Parceiros da Terra (REPARTE), com o apoio do Movimento de Organização Comunitária (MOC) e apresentou experiências de hortas orgânicas, melhoramento genético, manejo alimentar, criação de peixes e abelhas.

Leia mais

Famílias aprendem como manejar água para produção de alimentos

07/08/2009

No município de Várzea da Roça, 28 famílias das comunidades de Gameleira, Mario Rodrigues, Pedrinhas, Capoeira do Milho e Lagoa do Alexandre, beneficiadas pelo Programa Uma Terra e Duas (P1+2), da Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA), estão reunidas entre os dias 5 e 7 de agosto participando do curso de Gestão da Água para Produção de Alimentos (GAPA). Com o objetivo de conhecer as tecnologias de captação de água e as formas de potencializar o uso na produção de alimentos, o curso está sendo desenvolvido também no município de Queimadas.  

Leia mais