Contagem regressiva para as Conferências Municipais da Criança e do Adolescente

30/05/2007

Para discutir políticas públicas e refletir sobre a realidade das crianças e adolescentes na Bahia, os municípios têm que realizar até o dia 30 de junho as Conferências Municipais dos Direitos da Criança e Adolescente. As discussões regionais preparam os participantes para a VI Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente que acontece no período de 17 a 19 de setembro.

Leia mais

Democratizando a comunicação pública na Bahia

28/05/2007

Um Seminário Regional realizado em Serrinha com a participação de 14 rádios comunitárias da Região Sisaleira, representantes do legislativo e executivo baiano e entidades da sociedade civil que atuam na área de comunicação marcou o início de um diálogo inédito sobre a democratização da comunicação na Bahia. A formulação da nova política de comunicação pública dará um tratamento diferenciado à radiodifusão comunitária, segundo afirmou Edmundo Filho, coordenador de rádio da Agecom, durante o evento.

Leia mais

Como está a comunicação nas organizações sociais?
Uma breve análise da comunicação institucional de 15 organizações sociais da Região Sisaleira

23/05/2007

Com o objetivo de conhecer a realidade da comunicação institucional das organizações sociais na Região Sisaleira da Bahia, o Movimento de Organização Comunitária (MOC) através do seu Programa de Comunicação realizou, entre os meses de Abril e Setembro de 2006, uma pesquisa de diagnóstico em 15 entidades de caráter regional nos Territórios Rurais do Sisal e Bacia do Jacuípe.

Leia mais

Caminhos da participação juvenil e popular no orçamento público de Candeal - Bahia

23/05/2007

O artigo relata como o Coletivo Municipal de Jovens de Candeal, na Região Sisaleira da Bahia mobilizou e articulou entidades parceiras e comunidades rurais para formulação e negociação de propostas comunitárias setoriais junto ao orçamento público municipal a fim de superar a pouca qualidade da participação política da juventude.

Leia mais

A Experiência do Baú de Leitura

23/05/2007

O artigo traz um resgate de um dos projetos mais bem sucedidos do MOC - o Baú de Leitura, uma experiência cheia de significados para muitas pessoas, especialmente para as crianças e adolescentes da região semi-árida da Bahia. O Projeto Baú de Leitura começou como instrumento de incentivo à leitura dentro do PETI - Programa de Erradicação do Trabalho Infantil em 1999 e hoje está presente em 773 Jornadas Ampliadas do PETI ou escolas em mais de 50 municípios da Bahia.

Leia mais

Rádios Comunitárias da Região Sisaleira da Bahia
Memória, Conjuntura e Perspectivas

23/05/2007

O estudo tem como objeto o movimento de radiodifusão comunitária na Região Sisaleira da Bahia. O objetivo é de subsidiar as rádios comunitárias da região, a partir do levantamento de sua memória e da análise de sua conjuntura, com elementos para a elaboração de um plano estratégico de ações (perspectivas) que contribuam tanto para o seu desenvolvimento, como para o aprofundamento de suas relações com os demais movimentos populares.

Leia mais